Home  :  Blog  :  #EuProduzoCerto

A força dos bons exemplos

Retrospectiva 2021: Vitrine do agronegócio responsável, seção #EuProduzoCerto traz a trajetória de quem semeou as boas práticas no campo

Poucas mensagens são tão fortes quanto um bom exemplo. Não por acaso, no campo, costuma-se dizer que a melhor vitrine é o trabalho do vizinho – se ele fez e funcionou, que tal fazer aqui também? No blog da Produzindo Certo, a fazenda do vizinho tem endereço: a seção “#EuProduzoCerto”. É aqui que semeamos as histórias de sucesso de quem incorporou a produção responsável como um pilar central no seu negócio, com o objetivo de que elas gerem sementes a serem plantadas em outras propriedades mundo afora.

Atualmente há cerca de 3 mil “vizinhos” de 17 diferentes estados brasileiros cadastrados na Plataforma Produzindo Certo (PPC). A partir do efeito multiplicador de seus exemplos, é possível imaginar uma onda transformadora se alastrando por propriedades rurais de todo o país e espalhando os benefícios de se produzir em conformidade com as melhores práticas produtivas e socioambientais. É essa força que está por trás do Movimento #EuProduzoCerto, criado em novembro com o objetivo de reunir esforços de toda a cadeia produtiva do agronegócio, do campo à mesa do consumidor, para ampliar a divulgação dos bons exemplos, dos números e das iniciativas que demonstram a força da produção responsável no Brasil.

Em 2021, nosso blog apresentou histórias fascinantes, de produtores de diferentes portes e culturas, mas semelhantes em seu compromisso com a terra e com as futuras gerações. Logo em janeiro, por exemplo, fomos surpreendidos com a descoberta, na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Água Fria (GO), de uma nova espécie de abelha. O fato repercutiu em todo o mundo, como um atestado de que produção responsável e biodiversidade podem estar lado a lado, conforme se constatou nas terras da família Fiorese, integrantes da PPC desde 2017.

O Movimento #EuProduzoCerto está apenas começando e certamente multiplicará a também produção de novas histórias para o blog em 2022. Tão inspiradoras quanto as que contamos no ano que se encerra. Se você não as leu, aqui estão elas. Se já leu, releia e compartilhe.

Família Fiorese: A abelha e o agro responsável

Bang Bang, a fazenda que planta paz

Fazenda Zilmar: O sonho virou realidade

Diego Luft: “É prazeroso fazer a minha parte”

Benildo Teles: Juros Certos permitem produzir melhor

Família Peeters planta pioneirismo e práticas modernas

Kika Carter: O agro responsável na veia

Tábata Stock: A pedagoga que ensina a produzir certo

O exemplo pioneiro da Condessa

Celeiro: Paixão e sustentabilidade em uma marca

Barra Grande: Sustentabilidade gera credibilidade

Para acessar todas as reportagens da editoria, clique aqui.

Quer conhecer melhor a Produzindo Certo? Clique aqui e entre em contato conosco.


Publicado em 22/12/2021.

Continue lendo as matérias abaixo...