Diego Luft: "É prazeroso fazer minha parte" - Produzindo Certo
Publicado em
Diego Luft: “É prazeroso fazer minha parte”

Diego Luft, dono da empresa Silo Certo, em Venâncio Aires (RS), tem um sonho: criar as condições para que as futuras gerações consigam preservar o planeta. Isso, diz ele, só será possível com a plena adoção da agricultura sustentável. Produtor de tabaco e milho e fornecedor da Philip Morris Brasil, Diego conheceu a Produzindo Certo em 2018. Desde então, melhorou as práticas ambientais e deu um importante passo para tornar suas propriedades ainda mais verdes.


“Forneço tabaco para a Philip Morris Brasil desde 2011. Produzo cerca de mil arrobas por ano, que acabam quase que integralmente comercializadas com a empresa. Temos uma parceria de sucesso que, tenho orgulho de dizer, partiu de uma iniciativa minha. Fui pessoalmente atrás da companhia para propor um trabalho conjunto. Deu certo e lá se vai uma década de ótimo relacionamento.

A Philip Morris é uma empresa que cobra bastante do produtor a preservação do meio ambiente. Eu não posso bobear. Há a preocupação permanente com o nosso sistema de produção, com o manejo do solo, com a proteção das matas nativas. Sou obrigado a atender as normas e requisitos apresentados constantemente por eles.

Com o tempo, aprendi o valor por trás daquilo. A produção sustentável é vital para o planeta. Hoje em dia, posso dizer como é prazeroso fazer a minha parte. Isso pega os produtores de um jeito que ele nunca mais consegue tocar a fazenda de outra maneira.

A Philip Morris me orienta a tomar uma série de medidas para que eu continue a ser um fornecedor regular da empresa. São desde grandes metas, como jamais cortar árvores nativas, até pequenos detalhes, como a aplicação de defensivos com o uso adequado de EPIs (equipamentos de proteção individual).

Passei a conhecer a Produzindo Certo em 2018, quando um orientador da Philip Morris me contou sobre o projeto de sustentabilidade, o Responsible Leaf. Fiquei interessado assim que soube da história. Se existe uma empresa que pode me tornar mais sustentável, me ajudar a ser mais correto do ponto de vista ambiental, por que não ir atrás dela? Imaginei que a fazenda só teria a ganhar – e eu estava certo.

O monitoramento é feito através de visitas, mas também conversamos muito por mensagens de celular. A empresa sempre está disponível para tirar dúvidas e oferecer orientações sobre os procedimentos mais adequados.

Nesses últimos dois anos, a Produzindo Certo fez parte do processo de transformação da minha fazenda. Ela foi fundamental para organizar a propriedade e tornar o sistema produtivo mais seguro. Com o apoio da Produzindo Certo, por exemplo, implementamos o depósito seguro de produtos químicos, eliminando os riscos para os funcionários.

Outra iniciativa que fez enorme diferença, e que teve a participação ativa da empresa, foi o monitoramento da qualidade da água. A Produzindo Certo colhe amostras d’água para analisar o pH. Na agricultura, o pH é um dos fatores mais importantes para o equilíbrio do solo. Níveis muito altos ou muito baixos podem afetar até a fertilidade da lavoura.

Não é só. Também fui instruído a instalar placas de advertência nos locais em que o herbicida acabou de ser aplicado. Assim, eu protejo o funcionário e evito eventuais danos à sua saúde dos colaboradores.

A sustentabilidade tem uma importância que não pode ser medida por números. Ela representa a garantia de um futuro melhor. Para mim, ser sustentável significa criar as condições para que as próximas gerações possam preservar o planeta.”

A trajetória de Diego Luft é uma das Histórias de Transformação contadas no relatório anual da Produzindo Certo. Clique aqui para acessá-lo.