Cleomar Júnior: o menino que queria desbravar a tecnologia - Produzindo Certo
Publicado em
Cleomar Júnior: o menino que queria desbravar a tecnologia

Um dos profissionais da área de Tecnologia da Informação na Produzindo Certo, ele foi fundamental no desenvolvimento do novo aplicativo coletor da empresa

Cleomar Rodrigues de Araújo Júnior nasceu em Goiânia, a capital de Goiás. Mas nem sempre viveu em cidade grande. Na infância, morou em uma fazenda da família, em Campinaçú, também no estado goiano. “Era roça mesmo, não tinha nem energia. A gente ligava o lampião quando dava umas sete horas, mas oito horas todo mundo tinha que dormir porque tinha que desligar o lampião e cinco horas da manhã, cinco e meia, com o sol nascendo, a gente tinha que acordar para aproveitar o dia”, recorda ele.

Nessa época, chegou a pensar em seguir a vida no campo, mas foi depois que o pai vendeu a fazenda e ele voltou a morar na cidade que conheceu a sua verdadeira paixão: a tecnologia. A televisão e os livros já despertavam esse interesse em Cleomar, mas o que aguçou a sua curiosidade mesmo por esse universo foram os videogames.

“Eu achei muito interessante querer conhecer como que um videogame responde as suas ações, como isso acontece, qual é a lógica por trás de você conseguir interagir com aquele mundo, que é um mundo virtualizado”, conta Cleomar.

Com a mãe e o irmão: do campo à cidade

Ele ainda não encontrou todas as respostas. O caminho é longo, mas o interesse e a curiosidade em desbravar o que há por trás da tecnologia o levou a se formar em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Goiás.

Mal sabia ele que o destino iria unir o campo e a tecnologia novamente no seu caminho. Em agosto de 2021, ele chegou ao setor de Tecnologia da Informação (TI) na Produzindo Certo, graças a uma indicação do colega Marcos Vinicius, que também trabalha na empresa, na mesma área. Sua primeira função foi fazer a manutenção do sistema de coleta de dados, que armazena as informações e gera o diagnóstico e o plano de ação das fazendas integrantes da Plataforma Produzindo Certo.

“Sou programador full Stack que, ‘basicamente’, cria novas funcionalidades e mantem o sistema funcionando (mais complexo do que parece). Sempre ocupei essa função em minha carreira”, conta ele, que se considera programador desde os 14 anos, quando teve o primeiro contato com um computador.

Com a equipe da Produzindo Certo (de amarelo): tecnologia para automatizar processos

Atualmente, Cleomar passou a se dedicar ao desenvolvimento de um novo sistema de coleta de dados para a Produzindo Certo. O objetivo é dar maior praticidade ao trabalho dos técnicos de campo e mais agilidade para a geração dos diagnósticos. O aplicativo coletor é utilizado pelos técnicos e analistas da Produzindo Certo para inserir, diretamente das propriedades visitadas, as informações necessárias para a realização dos diagnósticos socioambientais e, posteriormente, os planos de ação para cada fazenda.

“Eu acho que o resultado ficou muito bacana porque ficou muito rápido o app, muito responsivo. Ficou praticamente instantâneo e mesmo com um checklist grande, com mais de 300 perguntas, você navega de maneira suave, não fica pesado. Eu fiz tudo para aproveitar o máximo de telas, com fontes que são grandes o suficiente para serem lidas no sol. Eu acho que a equipe vai gostar”, disse ele, que contou com a parceria do Marcos Vinicius neste projeto.

Cleomar espera agora receber o retorno dos colegas em relação ao App. Na entrevista, fez questão de mandar um recado direto para eles: “Espero que vocês gostem do novo aplicativo, que ele realmente faça diferença no trabalho de vocês e que consigamos atender ainda mais serviços com menor tempo em 2023”.

Fã de lógica e matemática, o que motiva o trabalho do engenheiro em computação é automatizar processos, reduzir o tempo de operação e diminuir a necessidade de contratação de sistemas de terceiros. Mesmo nas horas vagas gosta de se dedicar à profissão. “Gosto de tomar uma cerveja, assistir futebol com os amigos e jogar videogame. Além disso, uso muito meu tempo ‘livre’ para programar. Tenho projetos pessoais e um curso de matemática, da soma ao cálculo avançado, que pretendo lançar gratuitamente”.

Na profissão, ele busca cada vez mais facilitar a vida das pessoas. E pretende continuar investindo no crescimento intelectual. “Graças a minha área eu estou sempre aprendendo algo novo. Na Produzindo Certo estou aprendendo novamente regras de negócio que não imaginava que existiam e estou gostando bastante”.

Conheça outros profissionais do nosso time na seção Produzindo Certo em Campo.