Home  :  Blog  :  Vozes Responsáveis

Geraldo Condessa produz arroz com tempero de baixo carbono

Agricultor gaúcho, pioneiro no desenvolvimento de técnicas sustentáveis para a cultura, Geraldo Condessa Azevedo conta sua trajetória na próxima edição da série Vozes Responsáveis ao Vivo

“Sempre acreditei na sustentabilidade”. É assim que Geraldo Condessa Azevedo inicia a conversa quando o assunto é seu trabalho como produtor rural. “Fui o primeiro a demonstrar que era viável produzir arroz de baixo carbono, com pouco efeito estufa”. Estudioso e visionário, o agricultor gaúcho é um dos convidados da quarta edição da série Vozes Responsáveis ao Vivo, que acontece no próximo dia 23 de novembro. A live vai marcar o lançamento do #MovimentoEuProduzoCerto, uma iniciativa da Produzindo Certo para estimular e valorizar a adoção, pelos produtores rurais, das boas práticas socioambientais em sua propriedade.

Azevedo pode se dizer um pioneiro desse movimento. Ou até mesmo filho e pai de produtores que trazem na veia o agronegócio responsável. A propriedade da família em Mostardas (RS) tornou-se referência desde os tempos em que

Breno Terra de Azevedo, pai de Geraldo, inovou ao adequar as instalações da fazenda para oferecer melhores condições aos trabalhadores, uma preocupação incomum décadas atrás.

Geraldo deu novo tom aos negócios, apostando na tecnologia de produção de arroz e sementes, sempre preocupado em obter o melhor resultado econômico das lavouras em harmonia com o meio ambiente. Foi o primeiro agricultor brasileiro a apresentar um projeto de agricultura de baixo carbono para a produção de arroz, provando que era possível ser rentável com menor impacto ao meio ambiente. Seu trabalho foi reconhecido pela ONU, que o incluiu em uma publicação dedicada a destacar atividades agrícolas sustentáveis.

Hoje ele divide a gestão da Fazenda Condessa com o filho, Eduardo. Geraldo continua responsável pela produção do arroz. Eduardo cuida da soja – e seguindo os passos do pai, quer fazer da Condessa a primeira propriedade do estado com certificação RTRS para soja responsável.

Na live, Geraldo Azevedo compartilhará sua história com outros dois produtores: Tábata Stock, do Grupo Família Stock, do Paraná, e Marco Túlio Soares, do Grupo Celeiro, do Mato Grosso, também modelos de produção responsável.

Para saber mais sobre o evento e como assisti-lo, clique aqui.


Publicado em 13/11/2021.

Continue lendo as matérias abaixo...