5 requisitos para os espaços de vivência - Produzindo Certo
Publicado em
5 requisitos para os espaços de vivência

Confira as recomendações de nossos especialistas para equipar sua fazenda com espaços de vivência aos colaboradores nas frentes de trabalho

Espaço de vivência fixa para o trabalhador do campo
Espaço de vivência fixa para o trabalhador do campo

O cuidado com os ambientes de trabalho no campo não apenas é uma obrigação do empregador, mas também uma prova de respeito aos seus colaboradores. Não estamos falando dos locais de moradia, mas de estruturas que servem de apoio aos trabalhadores enquanto eles estão na lida do campo. Seja para alimentação, higiene ou até mesmo intervalos de descanso.

Os requisitos para a criação dessas áreas com conforto e segurança para os trabalhadores estão previstos Norma Regulamentadora NR-31, que estabelece os preceitos para a organização do ambiente de trabalho rural. Segundo a normativa, os gestores das fazendas devem manter abrigos fixos ou móveis no campo e atender a critérios de higiene, conservação e asseio. As estruturas também devem contar com cobertura contra intempéries, além de iluminação e ventilação adequadas.

Vale lembrar que este também é um ponto presente no diagnóstico socioambiental e produtivo da Produzindo Certo. Nas visitas às propriedades, os técnicos verificam os espaços de vivência nas frentes de trabalho e sua adequação conta pontos na avaliação final. 

Para além do que é exigido por legislação, nesses tempos de pandemia também é importante reforçar os cuidados de proteção. O uso de máscaras, a lavagem correta e frequente das mãos e a manutenção do distanciamento social entre as pessoas são práticas que devem estar na rotina de todos. Esses cuidados são importantes para preservar a saúde dos colaboradores. 

Espaço de vivência móvel para o trabalhador rural
Espaço de vivência móvel para o trabalhador rural

Os espaços de vivência nas frentes de trabalho devem contar com, no mínimo:

  1. Instalações sanitárias, separados por gênero caso a fazenda tenha funcionários homens e mulheres;
  2. Espaço para refeições com capacidade para atender todos os funcionários que vão utilizá-lo;
  3. As mesas devem ser mantidas em boas condições de higiene e conforto;
  4. Lixeiras para resíduos;
  5. Água potável e copos de uso individual.

Para acessar outros conteúdos da seção “Faça Certo”, clique aqui.