Carta Aberta ao Agronegócio Responsável - Produzindo Certo
Publicado em
Carta Aberta ao Agronegócio Responsável

É comum dizer que cada um colhe aquilo que planta. Quando muitos plantam as mesmas sementes, forma-se uma supersafra. Se for semeada uma ideia, tem-se um movimento, que, amplificado, pode se tornar uma revolução.

A Produzindo Certo começou com uma ideia. Seria uma única planta se, ao longo dos últimos anos, não tivéssemos contado com tantas outras mentes e mãos a semeá-la junto conosco. Foram safras crescentes, formou-se um movimento.

Há menos de quatro anos esse movimento começou a ganhar mais corpo e as sementes do nosso trabalho passaram a germinar cada vez mais forte e mais longe.

Novos parceiros – produtores, empresas, institutos e, sobretudo, pessoas – encamparam nosso propósito de gerar mais valor ao agronegócio responsável e nos ajudaram a dar início a uma revolução que hoje alcança mais de 7 mil propriedades rurais, cobrindo cerca de 7,5 milhões de hectares – sendo mais de 3,6 milhões de hectares com vegetação nativa preservada.

Grandes, pequenos, com diferentes atividades e culturas, os agricultores e pecuaristas são o centro desse movimento, que se aprimora em uma jornada permanente em busca de uma produção mais sustentável, em todos os sentidos – social, ambiental e, claro, econômico.

Um movimento em busca de mais conhecimento e oportunidades que empoderem quem está no campo, perenizem a capacidade produtiva nas propriedades rurais e gerem relacionamentos férteis entre os diversos elos das cadeias produtivas.

A Produzindo Certo se orgulha de estar entre eles, atuando como uma catalisadora na construção de inciativas reais que engajam produtores e geram resultados efetivos sob todas as óticas e indicadores analisados. Transformam vidas e escrevem histórias que inspiram outros tantos a seguirem no mesmo caminho.

Sabemos que sementes só germinam quando encontram solo rico de nutrientes, água e sol na medida certa. O nosso movimento só prospera porque há muitos reunidos para fazer essa transformação acontecer.

Estamos cada vez mais robustos, com mais tecnologia, mais motivados. Somos cada vez mais e temos a ambição de dobrar ou triplicar nos próximos anos. Somente chegaremos lá se reconhecermos, sempre, quem caminhou conosco e nos guiou até aqui.

Àqueles que se orgulham de dizer #EuProduzoCerto e àqueles que valorizam o significado de cada letra dessa frase e investem no seu propósito, como os nossos parceiros – dentre eles ACT, ADM, Agri3 Fund, Amaggi, BAT, Bayer, Bezos Earth Fund, Bunge, Cargill, Castrolanda, Celeiro Carnes, CJ Selecta, Cofco, Comigo, Earth Innovation Institute, Ipam, Land Innovation Fund, LDC, Mars, Nutrien, Opea, P4F, Proforest, REM-MT, Sicredi, SIM, Textile Exchange, Traive, Unilever e WBCSD -, o nosso mais profundo agradecimento.