Vozes Responsáveis: A voz das Corporações - Produzindo Certo
Publicado em
Vozes Responsáveis: A voz das Corporações

No primeiro painel da edição 2021 da série Vozes Responsáveis Ao Vivo, ADM, Unilever e Philip Morris mostrarão como atuam para ampliar a sustentabilidade em suas cadeias de fornecedores

Como as grandes empresas podem contribuir para ampliar os níveis de sustentabilidade de seus fornecedores agrícolas e, assim, garantir a origem de seus produtos? Esse é um dos maiores desafios impostos pelas novas relações entre consumidores e as diferentes cadeias produtivas, agrícolas e industriais, responsáveis pelo abastecimento de gêneros alimentícios, de vestuário, bebidas ou até combustíveis e serviços como o de energia. Não por acaso, portanto, será a pergunta que dará início à segunda edição da série VOZES RESPONSÁVEIS AO VIVO, promovida pela Produzindo Certo.

O tema da edição da série Vozes Responsáveis será “As Corporações e o Agro Responsável” e, logo na primeira das quatro lives previstas representantes de três delas vão nos contar seus exemplos e desafios. No painel “A Importância de Construir Cadeias de Fornecimento Responsáveis”, que irá ao ar na próxima terça, dia 23 de março, às 19h00 (com transmissão pelos canais da Produzindo Certo no YouTube e no Facebook), Marcella Giudice, da Unilever, Roberto Schloesser, da Philip Morris, e Diego Di Martino, da ADM, apresentarão projetos que levam aos produtores a preocupação dos consumidores. Mais do que isso, explicarão como essas iniciativas valorizam a produção sustentável nas fazendas. A moderação do painel ficará a cargo de Tiago Fischer, sócio da consultoria Stracta e professor do Insper.

Unilever, Philip Morris e ADM são parceiras da Produzindo Certo em projetos com produtores de diferentes regiões. No caso da Unilever, o foco é a produção de soja responsável para a produção da maionese Hellmann’s. A Produzindo Certo identifica e provê assistência técnica para os produtores, que fornecem para empresa, obterem a certificação RTRS. A iniciativa tem cinco anos e a cada ano a Unilever oferece uma bonificação aos fornecedores como valorização pelo seu esforço em manter as boas práticas socioambientais nas propriedades.

A ADM, por sua vez, tem uma das mais duradouras parcerias com a Produzindo Certo. Também aqui o objetivo é contribuir na elaboração,  na execução de planos de ação e consequentemente no monitoramento do Score Produzindo Certo para grupos de fornecedores da empresa de origem americana, uma gigante global da área de commodities agrícolas.

Já com a Philip Morris a relação é recente e ambiciosa. Preocupada em melhorar as condições socioambientais de seus fornecedores na região Sul – em geral pequenas propriedades familiares que também produzem outras culturas além do tabaco–, a companhia encontrou na Produzindo Certo a parceira ideal para a elaboração de um protocolo exclusivo para incluir mais de 5 mil produtores, nos próximos dois anos, no programa Responsible Leaf. Realizado de forma experimental em 2020, o projeto foi bem-sucedido e foi ampliado a toda base de fornecedores diretos da Philip Morris Brasil a partir de janeiro de 2021.

Conheça quem são os convidados para o painel da série Vozes Responsáveis:

_Marcella Giudice, gerente de suprimentos na Unilever: é responsável pela estratégia de compra dos óleos e gorduras na América Latina usados pela empresa nas diversas categorias em que atua. Atua na área de suprimentos há 10 anos e está na atual posição posto desde dezembro de 2019. Uma de suas atribuições é buscar um alinhamento na estratégia de compras entre competitividade e produção sustentável desses insumos, fortemente guiado pela ambição e políticas da empresa. Juntamente com os times envolvidos na compra de óleos na Unilever, ela lidera globalmente as iniciativas relacionadas ao óleo de soja para buscar cada vez mais transparência nessa cadeia.

_Roberto Schloesser, Head de Sustentabilidade para Philip Morris Brasil: Engenheiro Agrônomo formado na FAT-Funba, está na Philip Morris há 21 anos. Começou na companhia como comprador de Tabaco, passando por gerência de planejamento, Head de Leaf e Diretor de Leaf em diferentes mercados como, Brasil, Argentina, Suiça, Filipinas, Turquia e Bélgica.

_Diego Di Martino, Gerente de Sustentabilidade para a América Latina na ADM: Começou na empresa como trainee há 22 anos e nos últimos quatro é responsável pelas ações de sustentabilidade. Anteriormente, como gerente geral para Óleo de Palma, já aplicava ações de fair trade e sustentabilidade junto a pequenos produtores com foco nos mercados locais e globais.

_Tiago Fischer (moderador), sócio diretor da Stracta Consultoria  e professor de graduação e pós-graduação do Insper: Com mais de 18 anos de experiência em estratégia corporativa em agronegócio, foi Diretor de Negócios do Canal Rural. Desenvolveu projetos de pesquisa e consultoria para diferentes agentes das principais cadeias de produção nacionais e internacionais. Engenheiro agrônomo de formação, possui mestrado em estratégia mercadológica com foco no entendimento da dinâmica das estratégias de distribuição e é doutor em estratégias competitivas com pesquisa focada nas industrias de defensivos agrícolas. É conselheiro de empresas de tecnologia e mentor direto de startups ligadas ao agronegócio (AgTech) e Coordenador do centro de debates em agribusiness do Insper (AgroInsper). É também coordenador da área de projetos aplicados (consultoria) do PENSA/USP e é pesquisador e professor da FIA em programas de pós-graduação.

Confira a programação, inscreva-se nos canais da Produzindo Certo e traga também a sua voz para esse debate.