Mais um ano de crescimento da equipe da Produzindo Certo. Foram 23 contratações em 2023, quase duas por mês. A maior parte para o departamento operacional, além do time de tecnologia que teve um avanço significativo.
“Temos um time muito engajado e que veste a camisa da Produzindo Certo – estão conectados com nossos princípios e valores”, destacou Cristhiane Simioli, a gerente operacional da empresa. “Além disso, por ser uma equipe multidisciplinar, conseguimos atender e nos destacar em diversas áreas – e existe uma troca valiosa entre a equipe.”
Sem dúvidas, esse é mais um resultado do agro responsável que tem demanda crescente por mão de obra especializada. E essa não é uma realidade apenas do nosso setor.
Até 2030, serão geradas mais de 75 milhões de vagas em “empregos verdes”, de acordo com o estudo “Empregos de amanhã: empregos sociais e verdes para a construção de economias inclusivas e sustentáveis”, feito pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a consultoria Accenture, em 10 países, inclusive o Brasil.
Um dos setores que mais demandará profissionais especializados é o agronegócio. Segundo o levantamento, mais de 11 milhões dessas vagas estarão ligadas ao setor agrícola e à silvicultura. Reflexo da busca cada vez maior por modelos sustentáveis por parte dos produtores e das empresas.
À medida que cresce a demanda pelos serviços e projetos da Produzindo Certo, cresce também a necessidade de expandir a equipe. “A maior parte das contratações ocorreram devido a ampliação das nossas parcerias, ou seja, novos contratos fechados”, disse Cristhiane.
“Hoje, temos o total de 54 contratados, considerando os funcionários CLT e PJ. Em dezembro de 2022, eram 36 contratados, ou seja, aumentamos em quase 50% nossa equipe neste último ano”, completou a gerente operacional.
Nova sede no Sul
A expansão não se limitou à equipe, se estendeu também à estrutura e ao posicionamento geográfico da Produzindo Certo. Com a atuação sempre mais concentrada na região Centro-Norte do Brasil e com sede localizada em Goiânia (GO), a partir de 2021 a empresa expandiu sua atuação na Região Sul do País.
Daí a necessidade da instalação de uma nova unidade. Dessa vez no município de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Alegre. A unidade serve de base para equipes de campo, espaço de treinamentos internos e ponto de encontro para reuniões com parceiros.
“A abertura do escritório no Sul veio para consolidar os nossos trabalhos na região. Neste ano, ampliamos nossa parceria com a BAT Brasil [líder no setor de tabaco no País], e por esse motivo precisamos aumentar nosso time no Sul”, destacou Cristhiane.
Foram 11 novas contratações apenas para atender ao escritório. Um profissional para o setor administrativo, cinco especialistas de sustentabilidade com atuação no campo, além de cinco especialistas na mesma área para a parte de processamento.
Para 2024, a expectativa é de mais avanço, com mais projetos e mais contratos. Além de não ter batido a meta de contratações no ano de 2023, os novos projetos já engatilhados para o novo ano vão exigir a ampliação da equipe. “Assim vamos iniciar 2024 à procura de novos profissionais para o departamento operacional”, disse Cristhiane.
E não foi apenas esse “spoiler” que ela nos adiantou. “Estamos buscando um crescimento internacional também. Quem sabe se em 2024 não teremos nosso primeiro escritório em fora do País?”