Sustentabilidade em larga escala - Produzindo Certo
Publicado em
Sustentabilidade em larga escala
Equipes de Produzindo Certo, Sicredi e Já Entendi Agro juntos em evento no AgTech Garage

Produzindo Certo inicia trabalho com o Sicredi para desenvolver soluções com o objetivo de fomentar a adoção de práticas sustentáveis junto aos cooperados

A Produzindo Certo foi uma das 11 startups inovadoras selecionadas pelo Intensive Connection 2023, o principal programa de inovação aberta no agro do Brasil, em sua quinta edição. O projeto é realizado pelo AgTech Garage, maior hub de inovação especializado na cadeia de Ag&Food Tech na América Latina, e que integra o network da PWC Brasil. O AgTech Garage conta com a parceria dos Innovation Corporate, empresas líderes em diferentes segmentos que apostam e investem nesse estímulo à evolução tecnológica.

Essa descrição já seria suficiente para demonstrar o desafio que a Produzindo Certo tem pela frente, mas não para por aí. A empresa foi escolhida, juntamente com a startup Já Entendi Agro, para trabalhar com o Sicredi, instituição com 120 anos de história dedicados ao crédito cooperativo e atuação por todo o País. O Sicredi é um dos Innovation Corporate e participa todo ano do Intensive Connection. “Eles têm 700 mil cooperados e são fortes na Região Sul e no Centro-Oeste, sobretudo em Mato Grosso. São localizações onde também temos grande atuação”, diz Aline Locks, CEO da Produzindo Certo.

A missão da empresa é fomentar a adoção de práticas sustentáveis junto aos cooperados do Sicredi, e a proposta de solução deve ser apresentada até o mês de outubro. Até chegar lá, há toda uma trajetória de conhecimento, identificação e experimentação das ideias. “A primeira etapa foi conhecer nossa filosofia, nosso propósito, por isso vieram até nossa central”, afirma Alexandre Lindemeyer, especialista em Estratégia de Inovação no Agro do Sicredi. “O próximo passo já é a proposta de conceito.”

Lindemeyer reforça que o prazo de três meses servirá para explorar, cooperar, colaborar e testar as propostas e, a partir de outubro, começar a implementar as soluções em maior escala. “Faz parte do projeto ir entendendo o produtor que mais precisa de boas práticas. Há diversas variáveis que influenciam essa escolha”, comenta o executivo. Como ele mesmo explica, a primeira etapa é apoiar o produtor nas práticas sustentáveis, preparando-o para os novos desafios do mercado. “E depois colher os frutos dessa relação, com o consumidor, além da preservação do meio ambiente”, diz.

Um dos principais desafios na implantação das soluções criadas pela startup, em parceria com o Sicredi, é mostrar ao produtor qual é o impacto para o negócio dele, a importância do tema em questão e a preparação do mercado. E, em seguida, colocar isso em prática em larga escala. “O cooperativismo funciona dessa forma, os cooperados fazem parte, há uma relação de confiança”, explica Lindemeyer. “Este é um ponto muito importante da implantação.”

É aí que as virtudes da Produzindo Certo fazem ainda mais diferença, pois a startup tem se destacado, entre outras coisas, por essa proximidade com o produtor rural, independentemente da atividade, do tamanho da área e do sistema produtivo. Todo o trabalho da empresa, desde o contato direto com agricultores e pecuaristas no campo até a análise e a interpretação das informações sobre as propriedades, com as devidas indicações a respeito de uma produção responsável, também é baseado em uma relação de confiança.

Por conta dessa sinergia, o mês de outubro não precisa necessariamente significar um final. Muito pelo contrário, as chances de representar um novo começo são grandes. “Ainda é um momento de aprendizado, de conhecimento. Mas já percebemos que a Produzindo Certo traz uma solução muito robusta”, comenta Lindemeyer. “Já sabemos que estão dispostos a fazer algo grande. Inclusive por terem nos dito para não ficarmos presos a esse prazo de três meses”, acrescenta Aline.