Muito além da laranja

Com uma avaliação rápida das fazendas fornecedoras de laranja para a Citrosuco, Produzindo Certo passa a atuar também na cadeia de citros 

Maior produtora de suco de laranja processada do mundo, a Citrosuco mantém o compromisso de gerar impactos positivos na vida de trabalhadores e comunidades pertencentes à cadeia produtiva.  A Produzindo Certo auxiliará nesse processo e será a responsável por traçar um perfil socioambiental dos 500 produtores do seu principal insumo, a laranja. A avaliação dos agricultores faz parte da primeira etapa do Programa Trilhar, desenvolvido pela Citrosuco com o objetivo de qualificar os seus fornecedores com foco em uma produção melhor e mais sustentável. A abertura oficial do projeto acontece na quinta-feira, 3 de setembro, com a realização de um webinar de apresentação do Programa Trilhar aos citricultores. 

A parceria com a Citrosuco marca a entrada da Produzindo Certo em uma nova cadeia produtiva do agronegócio, a dos citros. O Brasil é o principal exportador de suco de laranja do mundo. Na safra 2019/2020 foram mais de 1 milhão de toneladas vendidos para outros países, de acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Essas vendas geraram receitas de US$ 1,751 bilhão, 3% a mais que na safra anterior. A Citrosuco é a principal empresa exportadora.

Responsáveis pela produção das laranjas utilizadas pela empresa, os citricultores serão avaliados a partir da aplicação de um questionário. Chamado de checklist, o questionário a ser aplicado aos produtores de laranja foi desenvolvido a quatro mãos com a equipe da Citrosuco para atender ao cenário da citricultura e aos principais riscos socioambientais dessa cadeia.

Além de questões ambientais e produtivas como manejo da cultura, técnicas de adubação e aplicação de agroquímico, a análise traz um olhar relevante do contexto social. O setor emprega muitos temporários na colheita da laranja e, por isso, demanda uma atenção especial às relações de trabalho.

Os resultados serão inseridos na plataforma digital da Produzindo Certo, uma ferramenta eficiente e ágil que pode gerar relatórios automáticos de uma propriedade ou do conjunto de fornecedores, o que dará mais transparência para a Citrosuco na gestão da sua cadeia. Também vai permitir aos produtores rurais uma visão mais detalhada dos seus pomares e das necessidades de melhoria. Os fazendeiros receberão gratuitamente seu resultado socioambiental, tendo assim um guia para orientar o investimento na evolução do seu desempenho. Uma produção responsável, com boas práticas e respeito ao meio ambiente e à comunidade onde a fazenda está inserida ainda pode também abrir novas oportunidades para esses fornecedores. 

METODOLOGIA DIGITAL

Com a pandemia da Covid-19, o projeto precisou ser adequado à realidade do distanciamento social, garantindo o apoio aos produtores para adesão à iniciativa ao mesmo tempo em que protege a saúde de todos os envolvidos. Foi aí que a tecnologia ganhou ainda mais relevância. Os encontros de apresentação do checklist e orientação para o preenchimento passou a ser on-line, via webinars. Serão 10 encontros virtuais da equipe técnica da Citrosuco e dos especialistas da Produzindo Certo com os produtores rurais. Os envolvidos foram divididos em grupos para garantir uma participação adequada e o tempo necessário para solucionar todas as dúvidas dos agricultores. 

O primeiro webinar acontece nesta quinta-feira (3). Testes prévios foram feitos para garantir a funcionalidade da ferramenta. 

O site do Programa Trilhar também foi atualizado com conteúdo técnico e canal de contato via WhatsApp para tirar dúvidas. Uma série de vídeos orienta os produtores na adoção de medidas de melhoria socioambiental. O conteúdo foi elaborado pelos especialistas da Produzindo Certo e inclui aspectos da legislação trabalhista, de armazenamento combustíveis e agroquímicos, gestão de resíduos, entre outros, traduzido para uma linguagem didática e adequada ao dia a dia nas fazendas. As orientações servem como apoio para os avanços da produção responsável. “Todo o material técnico foi construído para que o produtor tenha a orientação necessária. Os vídeos ajudam a ilustrar, e o atendimento via WhatsApp facilita a comunicação”, explica Maria Zelma Gomes, especialista em sustentabilidade da Produzindo Certo.

A FORÇA DA CITRICULTURA

A laranja é a fruta mais produzida no Brasil, que também é a maior indústria de suco do mundo. Os pomares paulistas concentram quase 80% da produção nacional, com 10,77 milhões de toneladas por ano. Isso dá uma ideia da importância da citricultura na economia e na geração de emprego e renda em muitas comunidades. A Citrosuco, além de principal produtora de suco de laranja processado, tem compromisso histórico com alimentos nutritivos e ingredientes naturais. Na empresa, da semente ao bagaço, todas as partes da laranja são aproveitadas. Elas substituem ingredientes sintéticos por uma alternativa natural e renovável para as indústrias alimentícia, de higiene, cosméticos, pneus, tintas, solventes, entre outras.

Data de publicação: 31/08/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *