O avanço do campo na mídia - Produzindo Certo
Publicado em
O avanço do campo na mídia

Iniciativas da Produzindo Certo ajudam a levar as boas histórias do agronegócio responsável para o público nas cidades

O agronegócio brasileiro tem muitas boas histórias para contar – e a Produzindo Certo tem o privilégio de fazer parte em várias delas. Fazê-las chegar ao público é um desafio que encaramos permanentemente e, por isso, é sempre uma satisfação quando vemos os principais veículos de mídia do país retratando as conquistas dos produtores responsáveis. Foi o que aconteceu em mais de 20 vezes nos últimos dois meses.

No final de maio passado, por exemplo, a coluna Capital, do jornal e do site O Globo, trouxe, em primeira mão, a notícia da emissão inédita de créditos de couro sustentável por propriedades do Centro Oeste brasileiro. Elas participaram de um projeto piloto executado pela Produzindo Certo sob demanda da Leather Impact Accelerator (LIA), iniciativa ligada à Textile Exchange, organização que reúne as principais grifes de moda do mundo.

“Reunidos pela Produzindo Certo, um grupo de cinco pecuaristas que atuam no Cerrado e na região Amazônica acaba de originar 49 mil créditos de couro — volume ainda pequeno, mas que é o dobro do projeto original. De largada, a H&M e mais uma empresa se comprometeram a comprar 25 mil créditos ao ano por três anos. Com a ida a mercado, mais um gigante internacional da moda aderiu à emissão, comprando 12 mil créditos”, reportou a jornalista Mariana Barbosa, titular da coluna, na publicação com data de 21 de maio passado. 

As parcerias da Produzindo Certo com empresas e entidades preocupadas em promover a produção responsável em suas cadeias de fornecimento repercutem em várias culturas. Na soja, a empresa tem atuação em várias frentes. Dois dos projetos com a participação da Produzindo Certo foram destacadas recentemente. No Mato Grosso, ao lado da Aliança da Terra, a Produzindo Certo é responsável pela execução de uma iniciativa que visa a levar assistência técnica e apoio financeiro de até R$ 30 mil a 120 pequenas propriedades produtoras do grão – vinte delas serão selecionadas para a obtenção da certificação RTRS de soja responsável.  Veículos nacionais, como o Canal Rural e o Agromais, e regionais, como a rádio FM Metropolitana e o site O Livre, abriram espaço para divulgar. 

Os produtores serão beneficiados por uma parceria internacional que envolve o governo do Estado do Mato Grosso por meio da iniciativa REDD Early Movers do estado do Mato Grosso (REM-MT), além do Instituto PCI e as seis principais traders globais de soja – ADM, Bunge, Cargill, COFCO International, Viterra e Louis Dreyfus Company –, reunidas no Soft Commodities Forum (SCF). Os recursos para o financiamento do projeto são provenientes do REM-MT e têm como objetivo de ampliar a produção responsável de soja na região.

O foco na soja responsável também está presente no apoio do Land Innovation Fund (LIF). Conforme informaram o jornal Valor Econômico, a agência Broadcast Agro e o site da revista Globo Rural, o fundo internacional criado pela Cargill vai investir cerca de US$ 5 milhões em projetos no Brasil, na Argentina e no Paraguai – entre eles, a Plataforma Produzindo Certo. “Ter um fundo como o LIF acreditando junto conosco que a junção de tecnologias social e digital tem um potencial de impacto positivo para a cadeia da soja brasileira, reforça que estamos no caminho certo”, disse a CEO da Produzindo Certo, Aline Locks na reportagem publicada neste blog sobre a parceria.

Fazenda na palma da mão

Outra ação da Produzindo Certo que chamou a atenção da imprensa foi o lançamento, no início de maio, do aplicativo Eu Produzo Certo, ferramenta destinada aos produtores cadastrados na plataforma da empresa. A inovação, que permite ao fazendeiro ter o controle das ações socioambientais em sua propriedade, além de receber notificações de oportunidades de negócios e informações sobre agronegócio responsável, ganhou reportagem em sites como o do AgTech Garage, um dos principais hubs para empreendedorismo digital no campo. O app foi apresentado ao mercado em uma nova edição da série de lives Vozes Responsáveis ao Vivo, que teve como tema “A Fazenda na Palma da Mão”, conforme destacaram os portais Notícias Agrícolas, A Granja e Campo & Negócios.

Algumas das oportunidades apresentadas aos produtores são trazidas por parceiros da Produzindo Certo, como o marketplace Tarken, especializado na comercialização de grãos. A parceria entre as duas empresas foi oficializada no final de maio e registrada pelo site da revista Exame. Mais uma notícia para a cidade acompanhar o avanço responsável do campo.