Weuler Vasconcelos: um profissional em constante desenvolvimento - Produzindo Certo
Publicado em
Weuler Vasconcelos: um profissional em constante desenvolvimento

Engenheiro florestal com diversas especializações, ele quer chegar ao doutorado e considera fundamental conciliar teoria e prática na busca pela sustentabilidade

O goianiense Weuler Alves Vasconcelos faz parte das safras mais recentes de colaboradores da Produzindo Certo. Aos 29 anos de idade e cinco de experiência em diversos setores, inclusive o agronegócio, ele chegou à empresa em junho para assumir a função de Coordenador de Projetos.

“Durante meu processo de seleção passei por duas entrevistas, uma realizada pela Aline Locks, CEO da empresa, e outra também com a participação de Charton Locks, COO. Eles me ofereceram uma vaga que até então eu pensava estar longe da minha realidade, mas fui aprovado e estou aqui agregando ao time e fazendo o melhor para alcançar os resultados”, contou com Weuler.

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2016, ele é especialista em Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários pela Universidade Estadual de Goiás, especialista em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais e atualmente estuda especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

E não pretende parar por aí. Uma das suas metas é chegar ao doutorado na área de conservação da biodiversidade, trabalhar com carbono e mitigação de impactos ambientais sobre áreas agrícolas e conciliar com a atividade profissional. “A formação é conjunta, aplicar a teoria e a prática para melhor atender os produtores”, explica ele.  

Em ação, junto com produtores no Sul: oportunidade de conhecer o agro em várias regiões

O namoro com a sustentabilidade é antigo. Weuler tentou uma vaga de estágio antes da criação da Produzindo Certo, na Aliança da Terra. Sem sucesso, acabou seguindo outros caminhos, até que seu destino se cruzou novamente com o da empresa. “Vi uma oportunidade que fazia sentido para o meu momento de vida (pessoal e profissional), trabalhar novamente para o agronegócio e ainda em uma empresa que busca levar a sustentabilidade para os produtores rurais”.

Como Coordenador de Projetos, atua em várias frentes e desenvolve atividades relacionadas à gestão, como relatórios, planejamento e liderança de equipe, presta assistência técnica a produtores, faz análise de dados, entre outras ações.

Uma das iniciativas que coordena é o projeto realizado pela Produzindo Certo em parceria com o Land Innovation Fund (LIF), que vai oferecer formação técnica gratuita para profissionais de diversas áreas do agronegócio. Os cursos começam em dezembro com uma turma interna e já está prevista uma turma externa a partir de janeiro. “Nesse projeto eu atuo como coordenador direto. Toda parte de relatórios, de atividades e demandas, além de relatórios para o LIF, fica sob o meu critério”.

Com os pais e o irmão: força da família

Dedicação ao agro sustentável

O filho caçula do seu Lázaro e da dona Maria projeta um futuro totalmente dedicado ao agro sustentável. “Um profissional com capacidade em lidar com as diferentes realidades do agronegócio mundial, atuando em certificações, indicadores de desenvolvimento, criação de programas de sustentabilidade e relação de mercado global para o agronegócio”, destaca.

Amante do vôlei, de filmes e séries nas horas vagas, Weuler também gosta de viajar, além de estar com a família e os amigos. Na Produzindo Certo há poucos meses, ele já percebeu trabalhar na empresa é a oportunidade de conhecer diversas realidades das propriedades rurais brasileiras, uma vez que atua com diferentes perfis de produtores, de pequenos a grandes.

Apresentar resultados além do esperado e inovar dentro dos projetos em que atua são metas frequentes do engenheiro florestal. “Considero que sempre estamos em constante desenvolvimento. Busco conciliar de forma harmônica o trabalho e minha vida pessoal, buscando resultados que façam sentido para os objetivos e metas que foram estabelecidas, pois temos metas, quem não tem?!”.

Leia mais conteúdos da seção Produzindo Certo em Campo.