Como armazenar e manter agroquímicos? - Produzindo Certo
Publicado em
Como armazenar e manter agroquímicos?

Saber como cuidar e fazer o manejo adequado de fertilizantes e outros produtos agroquímicos é tão importante para o agricultor quanto dominar as melhores técnicas da aplicação na lavoura

Apesar de criteriosas, as exigências para armazenar e manter produtos químicos nas propriedades rurais são mais simples do que muitos possam imaginar. E os benefícios à saúde e à segurança dos trabalhadores e do meio ambiente, incalculáveis.

No monitoramento e assistência técnica às fazendas da sua plataforma, a Produzindo Certo ajuda os agricultores nesse processo, traduzindo as normas técnicas para o cotidiano da fazenda. “Alguns produtores ficam um pouco confusos ou desconhecem as regras. Nosso protocolo se mantém atualizado com a regulação nacional e as exigências locais de alguns estados. Apresentado o passo a passo, eles se comprometem a realizar os ajustes e têm a avaliação socioambiental da sua fazenda atualizada após a melhoria da infraestrutura”, explica a analista ambiental Maria Zelma Gomes.

Veja a seguir os principais cuidados para armazenar esses produtos:

Os depósitos de agroquímicos devem estar com uma distância mínima de 30 metros de habitações.
  • Os agroquímicos devem ser mantidos em depósito exclusivo para agroquímicos e afins, distante pelo menos 30 metros de habitações, locais onde são conservados ou consumidos alimentos,medicamentos ou outros materiais e de fontes de água, 50 metros das moradias familiares e distante dos abrigos de animais.
  • A estrutura precisa ser construída em alvenaria e/ou material que não propicie a propagação de chamas (inclusive as paredes internas), com piso impermeável e acabamento liso, para facilitar a limpeza e não permitir a infiltração no solo. Se o espaço ficar junto de outras instalações, como galpões de equipamentos e máquinas, este deve ser separado por paredes internas, sem elementos vazados.
  • O local deve possuir ventilação comunicando-se exclusivamente com o exterior e dotada de proteção que não permita o acesso de pequenos animais.
  •  Procure construir o depósito em uma área segura, sem riscos de inundações e enxurradas.
  • Outro elemento necessário para evitar contaminações do solo, dos sistemas de águas pluviais e mananciais é o sistema de contenção e coleta de resíduos:  desníveis no piso, lombadas e muretas de proteção para bloqueio de pequenos vazamentos ou recipiente de contenção e coleta. Os resíduos devem ser recolhidos com material absorvente como: serragem, areia ou similares.
Agroquímicos devem ser mantidos em depósitos próprios, ventilados e monitorados.

 

  • O armazém deve estar bem sinalizado, com alertas sobre circulação restrita a pessoas autorizadas, símbolos de perigo com dizeres “Cuidado Veneno”, e dispor em local acessível as fichas técnicas dos produtos, que fornecem informações quanto à saúde e ao meio ambiente e orientações sobre medidas de proteção e ações em situações de emergência.
  • Nas propriedades, com uso reduzido de agroquímicos em quantidade de até 100 litros ou 100 Kg, os produtos podem ser mantidos em um armário exclusivo, fechado e sem elementos vazados, localizado em lugar seco e abrigado, além de estar localizado fora de residências, alojamentos para pessoas ou animais, escritórios e ambientes que contenham alimentos e rações.
  • Para garantir a sua saúde e segurança, os funcionários devem usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) nos depósitos e durante o manejo e aplicação dos agroquímicos, incluindo luvas e máscaras.

Descarte correto de agroquímicos

Vale lembrar ainda que há normas específicas para armazenagem e descarte das embalagens vazias, com sobras de produtos químicos que não serão mais utilizadas ou que estejam fora do prazo de validade. Esses materiais não podem ser descartados pelo produtor e devem ser devolvidos em locais indicados na nota fiscal da compra do produto, podendo ser diretamente ao fabricante ou nas unidades de recebimento de embalagens de agrotóxicos.

Antes dessa destinação, as embalagens podem ser dispostas no mesmo depósito de produtos cheios, desde que adequadamente segregadas. Mais informações sobre a destinação das embalagens pós-consumo podem ser obtidas no site do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo. O papel do agricultor é fundamental e ajuda a fazer do Brasil uma referência no modelo de destinação responsável das embalagens vazias de agroquímicos. Mais de 90% delas são recicladas e retornam ao processo produtivo.

Assista a um vídeo da Produzindo Certo com dicas para o armazenamento de produtos químicos na fazenda:

https://youtu.be/SSGpakvjilo

___________________

Normas de referências técnicas para a manutenção de químicos em propriedades rurais:

ABNT – 9843-3/2019 – Agrotóxicos e afins- Armazenamento – Parte 3: Propriedades Rurais

Norma Regulamentadora 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura