Produzindo Certo e Campo Capital firmam parceria para oferecer crédito para o agro responsável - Produzindo Certo
Publicado em
Produzindo Certo e Campo Capital firmam parceria para oferecer crédito para o agro responsável

Crédito

A Produzindo Certo, agtech especializada na estruturação de cadeias agropecuárias sustentáveis, e a Campo Capital, uma plataforma de investimentos em ativos do agronegócio que conecta investidores a fazendas sustentáveis, acabam de firmar parceria para expandir a oferta de crédito às propriedades rurais que tenham a responsabilidade socioambiental comprovada.

“Através desta parceria, a Campo Capital vai oferecer aos produtores da Produzindo Certo uma taxa de juros mais competitiva que outras alternativas do mercado. A ideia é reconhecer os produtores da Plataforma que já possuem compromisso com a sustentabilidade, além de incentivar outros a melhorar seu score”, disse o CFO da empresa, Thiago Brasil.

Segundo ele, o desconto será atrelado ao score socioambiental da fazenda. Quanto mais alto o nível de sustentabilidade comprovado dentro da Plataforma Produzindo Certo, maior o desconto, que vai funcionar em três faixas, começando em 0,5%, e aumentando para 0,75% e 1%.

“O status financeiro ainda é o principal. O desconto pela sustentabilidade, além de estar alinhado ao nosso propósito, reflete na gestão de risco de uma propriedade rural porque é sinônimo de menor chance de multas ambientais, trabalhistas e revela uma gestão mais profissionalizada da fazenda. Então, entendemos que o score socioambiental faça parte da análise de crédito”, explicou a Diretora de Marketing da Campo Capital, Rafaela Caixeta.

Solução inovadora

A Campo Capital foi fundada em 2020 por três mulheres de Patrocínio, Minas Gerais. A administradora de empresas Isadora Caixeta, a publicitária Rafaela Caixeta e a arquiteta Bruna Aguiar tinham em comum o desejo de descentralizar os capitais financeiros e pulverizar o desenvolvimento socioeconômico no interior do Brasil, mais especificamente, no desenvolvimento da agricultura responsável.

“A Campo Capital é uma empresa que transforma fazendas em produtos de investimento. A gente oferece crédito para as propriedades que tenham necessariamente responsabilidade socioambiental”, destacou Rafaela Caixeta.

Em pouco tempo a plataforma se tornou uma nova fonte de crédito para os produtores, menos burocrática, na comparação com bancos e cooperativas. No modelo adotado pela startup, o crédito é gerado por meio de uma CPR (Cédula de Produto Rural) Financeira. Os vencimentos podem ser de até cinco anos.

Com um quadro executivo totalmente feminino desde 2022, a empresa conta com uma quarta sócia, Maria Izabel Daura, que trouxe na bagagem a ampla experiência com crédito rural. Outro grande reforço chegou por meio da sociedade com a corretora Ativa Investimentos.

“A Campo Capital conta com o apoio de uma corretora carioca que existe há 40 anos e é a nossa sócia investidora. A Ativa tem uma pequena participação na Campo Capital, o que permite que a gente possa acessar os investidores de todo Brasil”, contou a Diretora de Marketing.

Parceiro ideal

Uma das metas das sócias da Campo Capital a partir de agora é ampliar a atuação da empresa. “Essa parceria com a Produzindo Certo vem para expandir as fronteiras geográficas. Até então a gente ficou restrita aqui à região do Cerrado Mineiro, focadas na produção de café, soja e milho”, disse a Diretora de Operações, Bruna Aguiar.

“A gente entende que a Produzindo Certo é o parceiro ideal para que a gente consiga expandir, de forma mais pulverizada, para o Centro-Oeste e outros lugares e ter a mesma qualidade na seleção dos nossos clientes”, complementou Rafaela.

Segundo elas, a escolha das propriedades passa por análise de crédito e avaliação das ações de sustentabilidade realizadas pelo produtor, inclusive com visita presencial.

Com a parceria, essa seleção será mais ágil, uma vez que a Plataforma Produzindo Certo possui todas as informações referentes ao score socioambiental das fazendas e já realizou a visita técnica.

“A gente passa a usar a tecnologia e a vistoria da Produzindo Certo, que vai trazer dados tanto das questões socioambientais quanto também verificar a produção da fazenda. Isso traz também mais agilidade ao nosso serviço para os clientes Produzindo Certo”, reforçou Rafaela.

Reconhecimento de quem produz certo

Tanto para as sócias da Campo Capital, quanto para o CFO da Produzindo Certo, a oferta de crédito com taxas diferenciadas para os produtores com responsabilidade socioambiental é mais uma iniciativa importante para o reconhecimento e a valorização do agro responsável.

“A nossa expectativa é conseguir escalar a solução de crédito oferecida pela Campo Capital. Queremos trazer soluções e parcerias que tragam reconhecimento para os produtores que estão na Plataforma Produzindo Certo, e um crédito mais competitivo certamente é uma das delas”, destacou Thiago Brasil.

Em contrapartida, ser mais sustentável também tem representado menor risco financeiro para o mercado. “Conforme o produtor avança na jornada sustentável, ele consegue ter esses descontos porque a gente entende que ele oferece menor risco, e o mercado financeiro paga pelo risco”, explicou a Diretora de Operações da Campo Capital, Bruna Aguiar.

“A gente está criando uma ponte para o produtor. Principalmente para o médio e médio-grande acessarem de fato o investidor. A gente quer realmente colocar esses produtores mais próximos do consumidor”, complementou Rafaela Caixeta.

Participação na Expocacer

A Campo Capital e a Produzindo Certo estarão presentes, dias 16 e 17 de maio, na 3ª Feira de Negócios Expocacer, em Patrocínio (MG). O evento fará parte do Simpósio Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda, realizado pela Acarpa, Expocacer, Appcer, Fundaccer e pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

O estande da Campo Capital contará com uma série de atrações, além da participação de outros parceiros. Estão previstos conteúdos técnicos, com a realização de palestras e debates, momentos de descontração e troca de experiências e o lançamento da Linha de Cafés Campo Capital.

“São oito produtores, cada um com um rótulo próprio. Vamos beneficiar e vender durante a feira. Vai ser uma edição bem limitada”, contou a Diretora de Marketing, Rafaela Caixeta.

Parte da renda arrecadada com a venda dos cafés será revertida para  o Hospital do Câncer de Patrocínio.

Ainda está inclusa na programação uma visita da equipe da Produzindo Certo a uma fazenda cliente da Campo Capital que tem interesse em ingressar na Plataforma. Mais um fruto da parceria, que é a ampliação da rede de produtores associados à Produzindo Certo.