Home  :  Blog  :  Produzir & Conservar

Apoio internacional para produzir certo

Promoção do uso sustentável do solo e potencial de transformação da realidade do campo motivaram suporte internacional à plataforma por meio do programa Partnerships for Forests (P4F) 

Promoção do uso sustentável do solo e potencial de transformação da realidade do campo motivaram suporte internacional à plataforma por meio do programa Partnerships for Forests (P4F)

A Produzindo Certo contou com um importante apoio em sua jornada para se transformar em uma empresa e levar mais longe o modelo que conecta companhias interessadas no fornecimento responsável a produtores comprometidos com os padrões adequados. A proposta é uma das 17 iniciativas na América Latina a receber investimento financeiro e apoio técnico do Partnerships for Forests (P4F), programa financiado pelo governo do Reino Unido para acelerar iniciativas que promovam o uso sustentável da terra, redução do desmatamento e valorização da floresta preservada. 

Na América Latina, o P4F apoia negócios rurais capazes de gerar impacto positivo na redução do desmatamento e no reflorestamento e que demonstrem a viabilidade de modelos de negócios com ganhos compartilhados para o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano. Desde 2019, a parceria entre o Partnerships for Forests e a Produzindo Certo vem gerando o aperfeiçoamento da plataforma digital e do plano de negócios da empresa.

“A Produzindo Certo trabalha para solucionar uma questão importante dentro do agronegócio brasileiro, que é a falta de conhecimento de parte dos produtores rurais sobre regulações socioambientais”, afirma Pedro Ferro, gestor de investimentos no P4F. Entre os aspectos que chamaram a atenção do programa P4F para investimento na Produzindo Certo estão a abrangência da plataforma, contemplando várias regiões do Brasil, e o serviço especializado oferecido pela empresa no campo, direto aos produtores. “Conectar o produtor que está seguindo práticas sustentáveis ao mercado gera o incentivo que ele precisa. E, para as empresas, a Produzindo Certo contribui para o atingimento de seus planos e metas em sustentabilidade na cadeia de fornecimento”, explica Ferro.

Em fase final de implementação, a plataforma Produzindo Certo traz novos recursos que simplificam e automatizam parte do processo de coleta de dados e análises ambientais, sociais e produtivas das fazendas monitoradas pela plataforma. A digitalização e a conectividade conferem agilidade ao processo e aumentam a capacidade de monitoramento ao mesmo tempo em que reduzem custos, um passo fundamental para a ampliação do universo de propriedades verificadas. Hoje, a Produzindo Certo acompanha 5 milhões de hectares, de 1,5 mil propriedades rurais em todas as regiões do Brasil. 

O resultado é um banco de dados digital que reúne o diagnóstico socioambiental das fazendas, gera relatórios de desempenho atualizados, acompanha as melhorias realizadas pelo proprietário e se conecta a sistemas de monitoramento de desmatamento ilegal e embargos, entre outros. A Produzindo Certo também oferece assistência técnica gratuita aos produtores rurais para que eles possam reconhecer os pontos de melhoria e avançar gradativamente seu desempenho socioambiental. Conheça mais sobre a plataforma aqui.

Assistência internacional aos produtores rurais

Barbara Ferreira, gestora de projetos no P4F, ressalta o benefício oferecido aos produtores, possível graças ao modelo de atuação em parceria com traders e empresas do varejo para financiar a assistência técnica e o monitoramento no campo. Ela acrescenta ainda o potencial de impacto das ações ao engajar diferentes players do mercado. “Parcerias com diferentes empresas dentro da mesma cadeia, que se beneficiam desse serviço e podem dividir custos, são arranjos muito interessantes do ponto de vista de negócio. Bancos, por exemplo, têm dificuldades para fazer essas diligências e a Produzindo Certo atende essa necessidade cada vez mais relevante”, destacou. 

A parceria com o Partnerships for Forests se estende até o fim do ano. Até lá, os esforços se voltam para o aperfeiçoamento da plataforma digital, do plano de negócios, estratégia de marketing e vendas, além da atração de novos investidores. 

Sobre o futuro da Produzindo Certo, os representantes do P4F reforçam as oportunidades de multiplicar os resultados positivos. “Conseguir alimentar uma base de dados direto no campo gera muita agilidade. Olhando daqui para alguns anos, há muito potencial de ganho de escala e de eficiência. O investimento em tecnologia também deverá ser contínuo para manter a plataforma robusta e garantir a frente em relação aos competidores”, aponta Bárbara.

“A carteira de clientes é bastante diversificada e envolve desde grandes fazendas de pecuária e soja do Mato Grosso até pequenos produtores de tabaco no sul do país. Isso demonstra que a plataforma é útil para diversos tipos de produtores rurais do Brasil”, completa Pedro Ferro.

O Partnerships for Forests opera na América Latina no Brasil, Colômbia e Peru com recursos do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS). Tem ainda operações na África Central, Oriental e Ocidental, no Sudeste Asiático e é implementado pela Palladium e pela Systemiq.

Conheça o portfolio de projetos apoiados pelo P4F.


Publicado em 30/09/2020.

Continue lendo as matérias abaixo...