No campo da sustentabilidade, cada detalhe conta. São pequenas observações que podem revelar grandes histórias. A linha sinuosa de um rio, a mancha que avança sobre o solo, a trilha de dados que desenha o presente e antecipa o futuro. É nesse espaço entre ciência e sensibilidade que nascem profissionais capazes de transformar mapas em decisões e números em caminhos para uma produção mais responsável.
Entre esses talentos está Guilherme de Oliveira Lima, especialista em sustentabilidade que encontrou na cartografia e na fé os alicerces de sua jornada. Desde junho de 2023, ele presta serviços para a Produzindo Certo e integra a equipe Escala, responsável pelos projetos da empresa no Sul do Brasil.
“Ao terminar a faculdade, meu irmão, formado em engenharia ambiental, me informou da oportunidade na Produzindo Certo que viu no LinkedIn. Por todo o conhecimento e investimento, além do amor pela área, achei que deveria tentar. Orei e esperei no Senhor, logo surgiu a minha chance”, contou ele em entrevista ao Portal.
“No começo foi difícil, mas com o tempo percebi meu avanço e hoje me considero, graças a Deus, um profissional capacitado para dar o melhor de mim”, reforçou ao lembrar do início na empresa.
O interesse desde a infância
Nascido em Goiânia (GO), Guilherme teve uma infância feliz, marcada por brincadeiras, filmes de heróis e livros de fantasia que influenciaram no que ele faz e no modo como enxerga o mundo.
“Na infância, algumas coisas me marcaram, como a leitura de livros de fantasia e ficção como As Crônicas de Nárnia, Sherlock Holmes, que me colocaram esse interesse pela análise de mapas. Além de gostar muito de personagens detetives, como o próprio Sherlock, Batman, que me levaram a praticar a observação nos detalhes, prática muito útil no que faço hoje”.
Ele também lembra como os personagens heroicos o inspiraram a levar a sério tudo que faz. “Personagens como Homem-Aranha, Demolidor e Flash sempre davam o melhor diante das responsabilidades. Isso me ajudou a perceber a responsabilidade que tenho diante do meu trabalho”.
Essa mistura de imaginação e disciplina se transformou em habilidade profissional, hoje aplicada na observação minuciosa dos dados que compõem o retrato de cada fazenda que analisa.
Mas o componente principal da sua história e da sua personalidade que faz questão de destacar é o tamanho da sua fé. “O que mais me moldou, o principal aspecto que define o Guilherme, é Jesus Cristo. Tudo que sou foi transformado por Ele, busco sempre dar meu melhor, porque não faço por mim, faço por Ele”.
Da cartografia à sustentabilidade
O interesse de Guilherme pelo geoprocessamento nasceu na faculdade. “Sou formado em Geografia, porém, não me identificava com a área de licenciatura, então quis investir em uma matéria que eu gostava”. Foi quando começou a participar de grupos de estudos e projetos de pesquisa.
“Eu me identifiquei com geoprocessamento/cartografia. Diante disso, investi na área participando de dois projetos de iniciação científica voltados para a área de cartografia e análise de dados de uso e cobertura da terra”, contou.
Hoje ele comemora por poder trabalhar exatamente com o que gosta. “Minha atuação é mais focada na análise (processamento) de fazendas, com a classificação da vegetação, drenagem, lagoa, área produtiva, área convertida das propriedades”, explica.
“Creio que a atenção e a gestão de tempo são os maiores pontos que devemos sempre estar buscando melhorar para um trabalho mais eficiente”, pontuou.
Apesar dos desafios que enfrentou no início da trajetória na Produzindo Certo, o reconhecimento não demorou. Em 2024, um gráfico interno revelou seu nome entre os que mais processaram análises na equipe.
“Foi surpreendente, porque no início eu tinha dificuldade para entregar uma análise. Perceber a evolução e ver a confiança no meu trabalho foi emocionante”, disse o especialista em sustentabilidade.
Vida simples, sonhos grandes
A vida fora do escritório é dedicada a momentos de espiritualidade, esporte e lazer. Guilherme participa ativamente das programações de sua igreja, faz trilhas, toca violão e também gosta de ler livros de ficção e assistir séries.
Seu ideal de vida é claro: equilíbrio e simplicidade. “Quero ter o suficiente para sustentar e cuidar da minha família, ter minha casa, ter sempre alimento na mesa, sempre sobrar para poder ser caridoso com quem precisa. Quero ter uma vida simples, sem preocupações excessivas. Este é meu ideal para uma vida boa”, resume ele.
No futuro profissional, busca aprimorar os conhecimentos na área em que tua, ampliar as habilidades de comunicação e melhorar o entendimento da língua inglesa. Mais do que crescimento pessoal, ele enxerga cada conquista como parte de um propósito maior. “Tudo que eu faço é para a honra e glória de Deus, e saber que estou fazendo isto bem me alegra.”