Iara Portela: Das férias na fazenda do avô aos projetos de impacto no campo - Produzindo Certo
Publicado em
Iara Portela: Das férias na fazenda do avô aos projetos de impacto no campo

A transição para uma agricultura mais sustentável não depende apenas de tecnologia ou políticas públicas. Por trás de cada projeto transformador, há profissionais que atuam com conhecimento técnico, sensibilidade e propósito.

É nesse cenário que se destaca a engenheira ambiental Iara Soares Portela, que presta serviços para a Produzindo Certo desde junho de 2023 como especialista em sustentabilidade. Aos 27 anos, ela representa uma nova geração de profissionais que encontram no agro um caminho para fazer a diferença.

“Meu maior sonho é ajudar minha família financeiramente, pois sempre fomos humildes e ter conseguido fazer uma faculdade e me formar foi a realização de um grande sonho”, contou ela em entrevista ao Portal.

Raízes no campo

Apesar de ter nascido em Aparecida de Goiânia, no interior de Goiás, Iara cresceu na capital do estado, ao lado dos pais e dos três irmãos. As férias eram sempre na fazenda do avô, no interior do Tocantins. Foi ali que surgiu a conexão com a natureza que, mais tarde, influenciaria suas escolhas profissionais.

“Eu amava ir para a fazenda do meu avô, nos divertíamos muito, andávamos a cavalo, brincávamos com nossos primos e a família sempre estava reunida. Acredito que a escolha pela área ambiental tenha a ver com a minha infância, pelo ambiente cercado pela natureza e muito amor”, relembra.

A infância também foi marcada por episódios que testaram sua coragem. “Foi regada de muita curiosidade e travessuras. Aos 8 anos fui atropelada no mesmo dia do meu aniversário, por não ter escutado minha mãe e correr ao atravessar a rua. Anos depois quebrei meu braço balançando na rede, e quase cai do cavalo quando ele disparou”, contou ela.

Sem dúvidas essas experiências deixaram marcas, mas também moldaram uma personalidade forte e determinada. “A vontade de desistir e pensar que nunca conseguiria atingir meus objetivos me frustrava muito, mas sempre acreditei que a constância, a disciplina e a fé, me levariam a lugares altos e nos quais não imaginava que chegaria”, disse.

Da mineração à engenharia ambiental

A escolha pela carreira na área ambiental nasceu de uma adaptação inteligente às circunstâncias. Após concluir o ensino técnico em mineração no Instituto Federal de Goiás, Iara sonhava em seguir na área.

Como o curso superior de Engenharia de Mineração não estava acessível na época, optou por Engenharia Ambiental e Sanitária, também no IFG. “Escolhi a área ambiental por justamente estar interligada à legislação e à recuperação de áreas degradadas”, explicou.

Essa decisão abriu portas para novas possibilidades profissionais e pavimentou o caminho que a levaria onde está hoje. O suporte principal  sempre veio de suas maiores referências de vida. “Meu pai e minha mãe sempre foram minhas maiores influências, sempre estiveram ao meu lado e me ajudaram a ser quem sou”, destacou ela.

O início na Produzindo Certo

A história de Iara com a Produzindo Certo começou de forma simples, com uma mensagem de um professor no grupo da faculdade sobre uma oportunidade para prestar serviços na empresa. “No início foi bastante desafiador, mas com o tempo me adaptei ao trabalho proposto”.

Hoje, presta serviços como especialista em sustentabilidade, auxiliando nos projetos voltados para propriedades da região Sul do país e também nos projetos que envolvem certificação e relatórios RTRS. Seu trabalho é mais dedicado ao processamento de dados, que executa de maneira remota, mas seu olhar está constantemente conectado ao campo e à realidade dos produtores.

Entre tantos desafios e conquistas, um episódio tem lugar especial em sua memória: o encerramento da primeira fase de um  projeto chamado ESG Farms. “Estávamos aguardando iniciar a segunda fase e então, fui prestar serviços para projetos de certificação. Me deparei com vários outros projetos que a empresa possui e a forma de gerenciamento de cada um deles”, relata.

Essa experiência ampliou sua visão sobre a complexidade das iniciativas desenvolvidas pela Produzindo Certo. “Já sabia a dimensão dos projetos e suas respectivas regiões, porém foi desafiador e instigante analisar outros projetos e metodologias, verificar cada legislação regional e adaptar a cada mudança interna”.

Para Iara, o maior aprendizado desde que ingressou na empresa foi “a adaptação a diferentes situações sem perder a integridade e o foco para se ajustar a um novo ambiente”.

Focada no aprendizado contínuo, busca se especializar agora em legislação, perícia e auditoria ambiental. Sonha em ampliar sua atuação e seguir crescendo profissionalmente. “Quero sempre estar por dentro do mercado, buscando o conhecimento contínuo e sempre à procura de novos clientes”, afirma.

Recém casada, Iara valoriza tanto a construção da carreira quanto os laços familiares

Fora do trabalho, cultiva hábitos que refletem equilíbrio: academia, corridas no parque, viagens, momentos com a família e também boas horas de sono. Casada recentemente, ela valoriza tanto a construção da carreira quanto os laços pessoais. “Procuro identificar o que é mais importante em cada área da minha vida para focar meus esforços e energia”.

Para quem sonha em atuar com sustentabilidade no agro, deixa um conselho direto e inspirador: “Abrace a oportunidade com seriedade e leveza, enxergue os desafios como uma escada, transformando obstáculos em oportunidades de crescimento e garantindo um futuro mais feliz e realizador”.

Com foco e disciplina, palavras que escolhe para definir sua própria trajetória, Iara Portela se consolida como uma profissional que transforma a sua história enquanto ajuda a construir uma agricultura mais responsável.