De olho na linguagem "business tech" - Produzindo Certo
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De olho na linguagem “business tech”

O avanço das startups no universo agropecuário, as chamadas agtechs, tem alimentado a multiplicação de palavras e expressões do idioma inglês. Como em qualquer ambiente de negócios, é essencial poder falar a mesma língua

Como a gente já contou por aqui, agora em junho a Produzindo Certo participou do Brazilian Agritech Briefing, um tour com dez agtechs brasileiras pela Europa para se apresentarem e buscarem oportunidades junto a investidores estrangeiros. Esse roadshow é uma prova do interesse global pelo desenvolvimento tecnológico do agro nacional e um reflexo do crescimento dessas empresas. No ano passado, o Radar Agtech, desenvolvido em parceria por Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens, mostrou um total de 1.703 agtechs no Brasil, 7,5% a mais do que em 2021.

Esses números também têm impacto sobre as cifras. De acordo com a empresa de venture capital AgFunder, uma referência no segmento de agtechs, em 2021, os cinco países que mais receberam capital nesse mercado somaram US$ 36,6 bilhões. São eles Estados Unidos (US$ 21 bi), China (US$ 7,3 bi), Índia (US$ 4 bi), Alemanha (US$ 3 bi) e Grã-Bretanha (US$ 1,3 bi). O Brasil aparece logo em seguida, na sexta posição, com US$ 1,3 bilhão.

No entanto, não é apenas com os números que essa expansão das agtechs está mexendo. A multiplicação dos negócios traz ainda uma série de palavras e expressões que vão se tornando cada vez mais comuns nos campos de business tech do agro. Já trouxemos aqui alguns desses termos, e queremos contribuir novamente para enriquecer esse repertório da linguagem do universo da startups. Confira a seguir nossa nova lista para este Dicionagro. Se quiser ouvir histórias da utilização prática de algumas dessas definições, acompanhe também a 7ª edição do Vozes Responsáveis, que tem como tema principal o conceito de sunsteinable tech.  

Bootstrapping – Essa palavra tem relação direta com o fôlego da empresa, pois significa o tempo que a startup ainda iniciante consegue avançar com investimentos próprios. Essa independência tende a ser favorável também quando for necessário buscar capital de terceiros. 

Break-even – Essa expressão determina o ponto de equilíbrio do balanço financeiro da empresa, é quando custos e receitas empatam, os valores são iguais.

Core business – A expressão define o principal negócio da empresa, sua essência, o produto ou serviço que determina a existência da startup. É onde são investidos os maiores esforços.

Design thinking – Trata-se do processo de desenvolvimento da inovação, da solução tecnológica, indo além da demanda por um produto ou serviço. Para isso é preciso que o olhar dos envolvidos seja mais abrangente.

Equity – É um momento a ser celebrado, certamente, pois define que a startup alcançou estabilidade e já se encontra em condições de abrir capital. Em tese, é uma oportunidade para se fortalecer e expandir os negócios.

MVP – É a sigla para Minimum Viable Product, que em uma tradução livre significa “mínimo produto viável”. E, de uma maneira mais abrangente, é a melhor versão resumida da startup, que pode ser implantada, mensurada e, assim, aprimorada.

Open inovation – Numa tradução simples, quer dizer inovação aberta, mas em um sentido mais amplo significa o desenvolvimento de uma inovação em um ambiente interno, mas com a colaboração de terceiro, ou seja, a cocriação de uma solução tecnológica.

Pitch – Poderia ser uma abreviação de “a hora da verdade”. O pitch é o momento em que os responsáveis pela startup fazem uma rápida apresentação do potencial de seu negócio a possíveis investidores. Se o empreendedor conseguir fazer isso em até 30 segundos, vira um Elevator Pitch, pois resolveria em uma conversa de elevador.

Rollout – Essa palavra é a determinação de uma grande mudança, pois significa a saída de algo – a tecnologia, neste caso – para a implementação de uma nova e melhor opção. Marca o momento de uma substituição.

Seed Money – Eis um insumo primordial para o desenvolvimento do negócio. Trata-se dos recursos financeiros, do investimento inicial para manter a startup em ação até que se torne lucrativa.

Sponsor – É o investidor, patrocinador, quem vai colocar dinheiro na startup, também chamado informalmente de “padrinho”.

Sustainable tech – Com o aumento da pressão por sustentabilidade em qualquer setor econômico, inclusive com destaque para as cadeias agropecuárias, cresce também a importância das inovações tecnológicas que ajudem a tornar os negócios mais sustentáveis. Essa união define o conceito dessa expressão.

Valuation – É o processo que determina o valor da empresa, a avaliação de quanto ela vale para o mercado, informação importantíssima para atrair investimentos. Ou para o caso de uma negociação da venda da startup.

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